terça-feira, 8 de junho de 2010

Nota à Comunicação Social do SEP.


"GREVE suspensa só nos dias 9, 11 e 14.

Na reunião concretizada ontem, dia 7/6 os Ministérios da saúde e das Finanças apresentaram um projecto de diploma relativo às grelhas salariais, transições e ratios para a categoria de enfermeiros principal e quiseram impor a cessação do processo negocial relativo a este Diploma.

Face ao absurdo da proposta apresentada e à tentativa de imposição do encerramento do processo negocial, a CNESE decidiu suspender a greve agendada para os dias 9, 11 e 14 de Junho afirmando a necessidade de apresentar uma contraproposta. Da proposta do Ministério:

Grelhas Salariais/Transições:

 Mesma proposta de Grelha e manutenção do início da carreira nos 1020 euros até 2013

 Transição sem ganhos económicos para a generalidade dos enfermeiros e o mesmo faseamento para os Enfermeiros que hoje auferem abaixo dos 1 200

 Sem proposta para os enfermeiros especialistas ‐ a negociar no âmbito da Avaliação de Desempenho.

 Remunerações para os actuais enfermeiros Supervisores e Chefes e para os que no futuro estiverem no
exercício destas funções, em comissão de serviço, equivalentes à remuneração dos cargos dirigentes intermédios de 1º grau (2987 euros) ou de 2º grau (2613 euros), respectivamente – ABSURDO! Significaria que os actuais enfermeiros chefes e supervisores, no topo da categoria, receberiam, respectivamente, menos 71 e mais 142 euros! MAIS ABSURDO, se as remunerações da categoria de Enfermeiro Principal se iniciam com 2900 euros, significa que o Ministério da Saúde está a propor para um acréscimo de responsabilidade…. MENOS SALÁRIO
Ratios

 SÓ 12 % do número total de enfermeiros integrados na carreira especial de enfermagem poderiam chegar à categoria de enfermeiro principal.

 Incluíam nestes 12% os actuais enfermeiros chefes e supervisores o que significa que ainda NÃO PERCEBERAM (ou não querem…) que as funções que estão legalmente adstritas a estes enfermeiros NÃO SÃO as que vão ser prosseguidas pelos Enfermeiros Principais.

Face ao absurdo da proposta apresentada e à tentativa de imposição do encerramento do processo negocial, a CNESE decidiu suspender a greve agendada para os dias 9, 11 e 14 de Junho, possibilitando a apresentação de uma contraproposta e a concretização de mais uma reunião negocial, no próximo dia 14 de Junho, às 10 horas, exigindo a presença da Ministra da Saúde.

A GREVE mantém‐se entre os dias 15 e 18 assim como a Manifestação no dia 18 de Junho."

Fonte: SEP

Sem comentários: