terça-feira, 8 de junho de 2010

Informação sobre a reunião de ontem com M. Saúde.

"Terminada a Reunião Negocial de 7/6, e a reunião de Direcção Nacional, seguem-se as seguintes informações (nesta reunião esteve, pela 1.ª vez o Sec. Estado das Finanças):

1 – Questões prévias colocadas pelo SEP

1.1 – Situação dos CTFPTCerto (DL 276-A/2007) que cessam a 31.Julho.10

Os Min. da Saúde e das Finanças reafirmaram a solução decidida e “em andamento”: Todos os Enfermeiros nesta circunstância verão o seu Contrato renovado por mais 1 ano (31.Julho.2011). Neste período serão abertos os Concursos para passarem a CTFPTIndeterminado.

Esta solução será publicada na “Lei de Execução Orçamental” que está para promulgação do P.República e a ACSS tem os “Avisos de Abertura” (para uniformizar) prontos. Foi feita informação junto das ARSs e vai sair informação para IDToxicodepência (que já enviou cartas de cessação do CTFPTC – DRLisboa) e IPSangue.

SEP: “mais um remendo” que não vai ser solução para Enfermeiros/Serviços, nem para todos.

1.2 - Admissão de Enfermeiros

SEP: Inadmissível a aplicação do plano de contenção aos enfermeiros. Somos poucos nos Serviços, a generalidade fazem HExtra que depois não pagam. Agora, vêm congelar as Admissões e exigirem na redução das HExtra. Só vai ampliar a contratação através de Empresas, que constitui uma ilegalidade, um roubo ao erário público e que o Governo diz que ia combater.

Min. Saúde/Finanças: A admissão de enfermeiros não está congelada. As Finanças/Saúde reconhece que é um sector deficitário e por isso a lei prevê excepções. Há mais centralização na decisão de admitir e exige-se mais fundamentação. Está inclusive em andamento um trabalho, com a OEnfermeiros, de definir algumas coisas sobre Dotações Seguras. Vamos tomas medidas em relação às Empresas(?!?!).

1.3 Parceria Público-Privada – Hospital de Braga

O Min. Saúde diz que mantém o mesmo entendimento, para a PPPBraga, do que o que foi assumido para a PPPCascais, e que coincide com o entendimento do SEP (A Entidade Gestora está legalmente obrigada a levar a totalidade dos Enfermeiros e a manter-lhe a relação jurídica de emprego. Contudo, esta semana, ainda haverão reuniões sobre esta matéria com algumas entidades. Em próxima reunião com o SEP, o Min. Saúde informará mais detalhes.

2 – Carreira de Enfermagem

Os Min. Saúde e Finanças, apresentaram um Novo Documento com os dois domínios de matérias exigidos:

1.º domínio – Conjunto de Princípios sobre Avaliação de Desempenho, ACT/Organização de Trabalho, Direcção de Enfermagem e Concursos;

2.º domínio: Projecto de Diploma relativo a Grelhas Salariais, transições e Rácios.

Os Ministérios, no mesmo dia em que apresentaram um novo Documento, quiseram impor a cessação do processo negocial relativo a este Diploma. Era para encerrar negociações hoje.

Nota: Nos termos legais, O Governo pode encerrar as negociações (é diferente na Contratação Colectiva) sem acordo das partes, quer quanto ao conteúdo quer quanto ao processo negocial. Ou seja, o Governo pode impor unilateralmente o encerramento de processos negociais.

O SEP, pronunciou-se sobre o Documento:

- Relativo ao conjunto de Princípios sobre as várias matérias, temos propostas de alteração e acrescento;

- Relativo ao Projecto de Diploma, pronunciou-se em oposição às soluções preconizadas, defendendo as propostas discutidas e já apresentadas. Entretanto, tem ainda Contrapropostas a apresentar e quer continuar a negociação.

Ministérios referem não ser possível com a greve em “andamento”. Face às questões colocadas pelo SEP, há de facto, algumas coisas que podem ser melhoradas.

Contudo, nas questões salariais a margem é extremamente reduzida, face ao contexto do país.

Neste cenário ficaram claras as alternativas:

1 – Ou suspendíamos uma parte da Greve para termos mais uma reunião.

2 – Ou não suspendíamos parte da Greve, não havia mais nenhuma reunião, os Ministérios/Governo encerrava hoje as negociações … a Greve a realizar era simplesmente de protesto … não haveria resultados … porque não havia mais nenhuma reunião … o projecto de diploma seguiria para Conselho de Ministros.

Neste quadro:

1 - Decidimos suspender a greve, SÓ, nos dias 9, 11 e 14/Junho

2 – Dia 9/Junho, a CNESE entregará nova Contraproposta

3 – Dia 14/Junho, pelas 10h00, haverá nova reunião negocial


VAMOS MANTER A MOBILIZAÇÃO PARA A GREVE, a partir de 15/Junho

VAMOS FAZER A INSCRIÇÃO PARA A MANIFESTAÇÃO DE DIA 18/Junho

VAMOS ESTAR ATENTOS À INFORMAÇÃO DE DIA 14/Junho ao final da tarde"


Fonte: SEP

Sem comentários: