segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Doze enfermeiros com ameaça de despedimento no agrupamento de Vila Franca.


"Doze enfermeiros subcontratados que prestam serviço no Agrupamento de Centros de Saúde Grande Lisboa XII - Vila Franca de Xira – estão sob ameaça de despedimento. O alerta é deixado pela Direcção Regional de Lisboa do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses. O impacto dos despedimentos poderá sentir-se já este mês de Novembro nos centros de saúde da Póvoa de Santa Iria, Alhandra – Alverca e Vila Franca de Xira. “As empresas dizem que não têm condições para os manter porque a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo não renovou contrato”, explica o dirigente da Direcção Regional de Lisboa do Sindicato, Rui Marroni.
O Agrupamento de Centros de Saúde conta actualmente com 55 enfermeiros que estão no quadro da administração pública, um número que está abaixo daquilo que é desejável. A Organização Mundial de Saúde recomenda o rácio de um enfermeiro por cada 300/400 famílias. “Nós deveríamos ter o dobro de enfermeiros”, calcula.
A saída dos enfermeiros, devido aos “cortes cegos impostos pelo Governo”, refere o Sindicato, irá levar à diminuição drástica da qualidade dos cuidados. “O que vai acontecer é que vai haver cuidados domiciliários que não vão ser prestados, salas de tratamento que vão fechar e programas de vacinação e educação para a saúde que não vão continuar”, sintetiza Rui Marroni.
O sindicalista teme que se agravem situações de doenças incapacitantes, como a diabetes e hipertensão, que podiam ser evitadas a custos mínimos. “Nas consultas os enfermeiros esclarecem sobre a alimentação e cuidados a ter. Tudo isto deixará de ser feito porque as pessoas não chegam para tudo e vão ser ter que ser utilizadas naquilo que é mais emergente, nas salas de tratamento e nas visitas domiciliárias prioritárias”.
O enfermeiro teme que em épocas de grande afluxo para vacinação, como é o caso do Inverno, possam surgir dificuldades. O dirigente receia ainda que a situação se agrave caso ocorram surtos de gripe como no passado."

Fonte:
* Notícia completa na edição semanal de O MIRANTE.

Por este caminho os cuidados de enfermagem já eram. Uma vergonha ao que estamos a assistir, despedem-se pessoas activas e que estão a produzir riqueza em nome da "crise", enquanto se esbanja dinheiro por este país fora, é lamentável no que se está a transformar o nosso país, por politicas erradas deste governo, estamos a caminhar muitos anos para trás em cuidados de saúde à população portuguesa.
J.V.

Sem comentários: