quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Escolas de 20 países reunidas em Coimbra.

"Uma feira internacional de escolas e faculdades de enfermagem começa na terça-feira em Coimbra, com a participação de duas dezenas de estabelecimentos “representativos dos continentes europeu e americano”, disse hoje o coordenador executivo do evento.

No certame, que decorre até 23 de setembro, entre as 18:00 e as 24:00, na Praça da Canção, na “Baixa” de Coimbra, na margem esquerda do Mondego, “sobressaem, pela sua dimensão”, as representações do Brasil, de Portugal, de Espanha, do Chile, do México, da Colômbia e dos EUA, disse à agência Lusa Fernando Dias Henriques, coordenador executivo da feira e vice-presidente da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (ESEnfC).
Denominada “Enfermagem sem fronteiras”, a feira, que visa “mostrar a atividade das diferentes escolas e faculdades de enfermagem presentes”, também pretende “divulgar a cultura de Coimbra”, acrescentou aquele responsável, sublinhando que estarão igualmente representadas cinco organizações profissionais internacionais de ensino de enfermagem.
O certame, com entrada gratuita, incluirá mostras de equipamento de saúde, apresentação de livros e programas culturais e gastronómicos, incluindo uma exposição de livros antigos de enfermagem do enfermeiro espanhol Koldo Santisteban, com obras desde o século XIX até à atualidade.
A feira “surge no âmbito XI Conferência Ibero-americana de Educação em Enfermagem da Associação Latino-Americana de Escolas e Faculdades de Enfermagem” (ALADEFE), que decorre, igualmente em Coimbra, no Pavilhão Multiusos, na mesma altura, com mais de milhar e meio de “profissionais e estudantes de enfermagem, provenientes de 36 países”.
A sessão oficial de abertura da conferência terá lugar, naquele pavilhão, às 18:00 de terça-feira, mas durante a manhã decorrerá, no mesmo espaço e no âmbito desta mesma iniciativa, um encontro de redes da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), em que “estão inscritos 500 participantes”, adiantou Fernando Dias Henriques.
Criada em 1902, com sede em Washington (EUA) e delegações em 27 países, a OPAS é a mais antiga agência internacional de saúde do mundo e atua como escritório regional da Organização Mundial de Saúde (OMS) para as Américas, fazendo parte dos sistemas da Organização dos Estados Americanos (OEA) e da Organização das Nações Unidas (ONU).
Esta conferência realiza-se pela primeira vez em Portugal e pela segunda vez na Europa (a primeira ocorreu em Espanha, em Toledo), na sequência da respetiva candidatura apresentada pela ESEnfC, durante a última reunião da ADALEFE, realizada, há dois anos, no Panamá.
A ADALEFE, que “congrega cerca de 150 instituições de ensino de enfermagem no espaço ibero-americano”, foi criada há 25 anos e promove a sua conferência internacional de dois em dois anos."

Sem comentários: