quinta-feira, 3 de junho de 2010

"Enfermeiros marcam nova greve de nove dias".


"O sindicato dos enfermeiros convocou uma greve contra o impasse das negociações com o Ministério da Saúde.
Os enfermeiros terminaram a última greve, que durou quatro dias, entre 29 de Março e 1 de Abril, com a promessa de voltar aos protestos. A próxima paralisação está marcada já para dia 9 de Junho e vai durar nove dias.

No final, está prevista uma manifestação em Lisboa. A greve vai ser feita em dias alternados, nos dias 9, 11, 14, 15, 16, 17 e 18 de Junho, em função dos serviços hospitalares e dos centros de saúde.

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses acusa Ana Jorge de "empurrar" os enfermeiros para uma nova greve. .

"No dia de Abril, após mais de 100 reuniões com os enfermeiros (...) foi naturalmente constatável a manutenção de ampla insatisfação dos enfermeiros face às propostas do Ministério. Foi solicitada a marcação de nova reunião, com maior brevidade possível, no sentido de dar continuidade ao processo negocial em curso. Tendo decorrido mais de 20 dias e não tendo qualquer reunião agendada, inadmissivelmente, o Ministério da Saúde "empurra" os enfermeiros para uma nova greve", pode ler-se na carta enviada pelo SEP à Ministra da Saúde.

De acordo com o sindicato, "entretanto, o Ministério da Saúde, finalmente, agendou uma reunião para próximo dia 7 de Junho às 11 horas".

As razões apontadas pelo sindicato para a paralisação são o não cumprimento por parte do Ministério da Saúde de compromissos assumidos, nomeadamente no que diz respeito ao agendamento das reuniões negociais, a não apresentação de contrapropostas que se aproximem das posições defendidas pelos enfermeiros e a não perspectiva de revalorização do trabalho dos enfermeiros." Link

Fonte: Diário Económico.



Sem comentários: