quarta-feira, 5 de maio de 2010

Hospital de Braga com enfermeiros num regime de estágios profissionais ilegais.


"O hospital de Braga está a recrutar enfermeiros ao abrigo de estágios profissionais, comparticipados pela Segurança Social. Tanto o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) como a Ordem dos Enfermeiros não têm dúvidas em classificar a prática como ilegal. A administração da unidade de saúde recusa a acusação e lembra que os estágios são aprovados por entidades públicas.

Guadalupe Simões, do SEP afirma que os estágios profissionais não se aplicam à carreira da enfermagem, sublinhando que há “conivência do Estado” na aplicação de um “subterfúgio que fica caro ao erário público”, uma vez que estes estágios são comparticipados pela Segurança Social.

A leitura do SEP é confirmada pela Ordem dos Enfermeiros. “Do nosso ponto de vista, não é legal”, afirma o vice-presidente Jacinto Oliveira. “Trata-se de uma prática inaceitável e eticamente censurável”, sublinha o mesmo responsável.

Além de não estar previsto na carreira de enfermagem, o recurso a estágios profissionais para recrutar enfermeiros vai ainda contra o próprio espírito da lei.

A administração do Hospital de Braga, gerido pelo grupo Mello Saúde no âmbito de uma parceria público-privada, recusa a acusação, acrescentando mesmo que os enfermeiros em regime de estágio profissional representam apenas 1,1 por cento do pessoal dos serviços. (Baseado no artigo do Público )

Ao que se chega na Saúde…

•Será que a qualidade e a segurança dos cuidados de saúde não devem ser o caminho a seguir ?

•Quando se contrata um estagiário supõe-se que haja um supervisor que o acompanhe, o que não é o caso”… e não há responsáveis ?" LINK
 
 
PARA NÃO FALAR DOS SUBCONTRATADOS, ENFERMEIROS AO SERVIÇO DO ESTADO, SEM VÍNCULO, ORIONDOS DE "EMPRESAS" ÁS QUAIS O ESTADO PAGA MAIS DO QUE SE ESTES ESTIVESSEM AO SERVIÇO COM VÍNCULO. ETC.,ETC...
ATÉ QUANDO O ESTADO CONTINUA A DAR MAUS EXEMPLOS EM MATÉRIA LABORAL.
J.V.

Sem comentários: