domingo, 23 de maio de 2010

Debate “O Futuro da Enfermagem”.

"No âmbito das comemorações do Dia Internacional do Enfermeiro, a SRN/OE promoveu no dia 11 de Maio, um debate político relativo á temática “O Futuro da Enfermagem”. Este debate foi moderado pelas jornalistas Carolina Duarte da Rádio Renascença e Ivete Carneiro do Jornal de Notícias e contou com a presença dos seguintes representantes dos cinco partidos políticos com assento na Assembleia da República:

Luísa Salgueiro - Partido Socialista

Miguel Paiva – Partido Social Democrata

João Semedo – Bloco de Esquerda

Jorge Machado - Partido Comunista

Sollari Allegro – Partido do Centro Democrático Social

Este evento iniciou com a alocução do Presidente do CDR Enf. Germano Couto, o qual enalteceu a importância e actualidade em debater o futuro da enfermagem num enquadramento sociopolítico, quando a dignidade e o valor dos enfermeiros são postos em causa e elencou os vários constrangimentos e dificuldades por estes vivenciados.

O debate atravessou as seguintes áreas:

· A remuneração - todos os intervenientes foram unânimes no reconhecimento desta situação de injustiça e desigualdade, tendo o Drº Sollari Allegro reconhecido essa condição, como incompreensível e absurda, quando profissionais de outras áreas nas mesmas condições, já há muito foram reclassificados.

· Oferta formativa e dotações seguras - assiste-se á existência de enfermeiros no desemprego e deficit de recursos de Enfermagem em todas as instituições de saúde o que, além de absurdo, coloca em causa a qualidade e a segurança dos cuidados de Enfermagem prestados aos cidadãos.

· Reconfiguração dos Cuidados de Saúde Primários – realçada a importância do seu grande objectivo – os cuidados de proximidade, contudo estes não serão possíveis se as novas estruturas não forem dotadas dos recursos de que necessitam;

· Plano Estratégico de Recursos Humanos para a Emergência Pré Hospitalar - todos os representantes da oposição reconheceram que não faz qualquer sentido criar um novo grupo profissional para esta área se já existem profissionais com estas competências diferenciadas – os enfermeiros -, os quais além da licenciatura em Enfermagem têm formação específica na área da urgência / emergência. O Drº Miguel Paiva afirmou ter “dúvidas” na qualidade futura da emergência pré-hospitalar em Portugal. A Drª Luísa Salgueiro afirmou estar convicta de que não existe qualquer intenção de afastar os enfermeiros da emergência pré-hospitalar, mas sim dotá-la de melhores recursos"    
      
 Fonte: 
                                                                 



Videos:
tvenfermagem

J.V.


Sem comentários: