quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Processo Negocial da Carreira Especial de Enfermagem.



Assunto: Processo Negocial da Carreira Especial de Enfermagem

Reunião Negocial agendada para dia 26 de Fevereiro, pelas 15h00.


"Nos dias 27, 28 e 29 de Janeiro os Enfermeiros concretizaram a mais prolongada greve desde há 22 anos.

Durante estes três dias, mais de 90% disseram NÃO às propostas do Ministério da Saúde/Finanças e Governo, e, no dia 29 de Janeiro, cerca de 20.000 Enfermeiros entoaram o descontentamento que têm vindo a acumular.
No decurso destes três dias e publicamente, através dos órgãos de comunicação social:

• O Sr. Primeiro-Ministro veio afirmar que “tenho a certeza que os Enfermeiros, como diz a Sr.ª Ministra da Saúde, sentar-se-ão, depois da greve, à mesa negocial”; e,

• A Sr.ª Ministra, que, após “esta fase de grande contestação” e com o retorno “da necessária tranquilidade”, serão retomadas as negociações e que “tem de haver desta parte (Ministérios da Saúde e Finanças) o reconhecimento pela importância e pelo papel dos Enfermeiros na saúde, e, aquilo que é importante, também, na dignificação da profissão e da sua carreira”.

Neste quadro, a marcação da reunião negocial para dia 26 de Fevereiro (um mês depois do início da greve) não é compreensível, e, dando expressão ao sentimento generalizado dos enfermeiros, a Direcção Nacional do SEP e SERAM entendem ser inadmissível.

No entanto, somos a informar que estaremos presentes na agendada reunião negocial, com a legítima expectativa de que as afirmações da Sr.ª Ministra serão materializadas em propostas concretas, que darão resposta aos justos anseios dos enfermeiros plasmados nas propostas da CNESE.

Com os melhores e mais respeitosos cumprimentos, subscrevemo-nos atenciosamente."

Pel’ A CNESE;

"A Comissão Negociadora Sindical dos Enfermeiros , enviou uma carta à Ministra da Saúde apelando ao seu bom senso. Isto porque mais uma vez teremos no próximo dia 26 de Fevereiro nova ronda Negocial pela carreira de Enfermagem. Esperamos tal como a dita comissão negocial que desta vez haja avanços positivos no decorrer das negociações."
Fonte: cogitare.forumenfermagem.

Sem comentários: