sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

INEM: enfermeiros do Suporte Imediato de Vida reúnem-se no Porto





Os enfermeiros do Suporte Imediato de Vida (SIV) do INEM realizam hoje uma reunião nacional, no Porto, para analisar os seus problemas laborais, enquanto à mesma hora uma delegação sindical será recebida no Ministério da Saúde, em Lisboa.
Depois de os enfermeiros do SIV da Região Centro terem iniciado, em Novembro, uma contestação que se estendeu ao resto do país, exigindo a resolução de vários problemas contratuais e laborais, realizou-se em Lisboa uma reunião da ministra da Saúde, Ana Jorge, com o conselho directivo do INEM e o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), da qual resultaram "alguns compromissos".
"Amanhã, vamos ver as questões pendentes", declarou à agência Lusa Paulo Anacleto, dirigente do SEP, frisando que os enfermeiros SIV "esperam soluções" da reunião de sexta-feira no Ministério da Saúde, às 11:00, em que participa de novo a direcção do INEM, concretizando as soluções perspectivadas no encontro de 9 de Dezembro com Ana Jorge.
Meia hora antes, no Porto, na sede da Ordem dos Enfermeiros, os profissionais da rede SIV começam também uma reunião para discutir os mesmos assuntos.
Paulo Anacleto advertiu que os enfermeiros SIV "poderão avançar para formas de luta", não excluindo o recurso à greve, se não forem atendidas as suas reivindicações.
Há dois meses, "houve um compromisso da senhora ministra e do conselho directivo do INEM no sentido de publicar o concurso de enfermeiros a decorrer desde Março de 2009", disse à Lusa um dos organizadores do encontro do Porto.
Segundo a mesma fonte, em Dezembro ficou estabelecido que "seria aberto um novo concurso para enfermeiros SIV em Janeiro de 2010".
"Outros compromissos assumidos foram a regulamentação do meio ambulância SIV, que tem um enfermeiro, e a resolução da situação contratual dos enfermeiros a exercer funções no Centro de Orientação Doentes Urgentes (CODU)", disse.
Por outro lado, acrescentou, "deveria ser dada continuidade à implementação dos meios de socorro previstos no plano de Reorganização das Urgências ainda em vigor, o que não se verificou".
Na reunião nacional de enfermeiros SIV, no Porto, será ainda discutida, entre outros assuntos, a formação de médicos e enfermeiros para as viaturas médicas de emergência e reanimação (VMER) e helicópteros.

Fonte:RCM Pharma

Sem comentários: