quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Enfermeiros do hospital ameaçam fazer greve.


"Cerca de meia centena de enfermeiros do Hospital de Aveiro poderam entrar em greve se a ameaça ontem deixada pelo Sindicato do Enfermeiros Portugueses se concretizar.
Em causa estão enfermeiros especialistas que ganham como enfermeiros gerais. "Em termos médios há uma diferença de 300 euros por mês. Uns ganham cerca de 1000 euros e os outros 1300", explicou, ao JN, Pedro Frias, dirigente nacional do Sindicato do Enfermeiros Portugueses (SEP).
O Sindicato considera que o hospital "ao reconhecer a especialização mas não a pagando, está a explorar os enfermeiros". Em negociações desde Abril, o SEP "dá um prazo até à próxima 6ª feira para o Hospital dar uma resposta, se não o fizer, iremos adoptar formas de luta, que podem passar pela greve", afirmou Frias.
"Façam o que quiserem. As pessoas vão ficar a saber que se preocupam mais com o dinheiro do que com a dignidade dos doentes", respondeu, através do JN, o director do Hospital de Aveiro, Francisco Pimentel.
O responsável acusa o Sindicato de "má fé". "Os enfermeiros e o sindicato sabem o que se passa. É uma questão que se estende, também, aos médicos e está relacionado com a progressão das carreiras. A legislação já foi aprovada, mas falta regulamentá-la, saber como se aplica. Em Junho, pedimos ao sindicato que nos dissesse a forma de o fazer, responderam no final de Setembro e agora querem uma resposta em poucos dias. Estão de má-fé e, por isso, se não houver uma forte razão legal não há condições para serem retomadas as negociações porque não cedemos a pressões", afirma o director.
Pimentel lembra ainda que muitos dos enfermeiros em causa se especializaram depois de terem sido contratados como enfermeiros de cuidados gerais e que o hospital só precisa de uma minoria destes especialistas. "Se acham que estão mal só têm que pedir para sair", concluiu o director."


Enfermeiros do hospital ameaçam fazer greve - JN


Eis a prepotência de um director de um Hospital, é assim que se trata os enfermeiros neste país.

Penso que má fé são estas afirmações:
"...Pimentel lembra ainda que muitos dos enfermeiros em causa se especializaram depois de terem sido contratados como enfermeiros de cuidados gerais e que o hospital só precisa de uma minoria destes especialistas. "Se acham que estão mal só têm que pedir para sair", concluiu o director..."

A institução não está a lucrar com a mais valia dos enfermeiros especialistas na prestação de cuidados?
O Sr. afirma:
"Só têm que pedir para sair?..."
É assim que  resolve os problemas,  pois é Sr. Director, podem ser uma minoria mas ganham uma miséria, tenha vergonha...

Pergunto, o dito HOSPITAL não tem enfermeiro Director?!... Se tem não parece, pois este devia pronúnciar-se pela situação dos enfermeiros nessa instituição, mas como Enfermeiro Director é cargo de nomeação nós sabemos como funciona.

Este é o país que temos...
Os enfermeiros deste país são muito maltratados, chega de incompetência. Acabou a paciência...
 
J.V.

Sem comentários: