quinta-feira, 12 de maio de 2011

Presidente da secção Centro da Ordem dos Enfermeiros lamenta desvalorização do papel destes profissionais.



"Coimbra, 12 mai (Lusa) - O presidente da secção regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros manifestou hoje perplexidade, em Coimbra, com o "crescente sentimento de desvalorização" do papel destes profissionais na gestão e contributo para os ganhos em saúde.

"Convictos da imprescindibilidade dos enfermeiros e do valor dos nossos cuidados, não podemos deixar de manifestar hoje a nossa perplexidade, confrontados com o crescente sentimento de desvalorização do seu papel na gestão e contributo para os ganhos em saúde, destacando sobre este aspeto último a sua não inclusão no financiamento das instituições de saúde, a desregulação profissional e a desregulação laboral ", afirmou Manuel Oliveira.

Este responsável falava na sessão de abertura do fórum "Política de Saúde, Valor dos Cuidados de Enfermagem", iniciativa inserida no Dia Internacional do Enfermeiro, que decorreu hoje no auditório dos Hospitais da Universidade de Coimbra, com a participação do secretário de Estado da Saúde, Óscar Gaspar.

"Focalizando na política de recursos humanos vigente relativamente aos enfermeiros não podemos também deixar de denunciar o fenómeno do desemprego entre nós, injustificável face às necessidades crescentes em cuidados de enfermagem", criticou Manuel Oliveira.

Ao intervir na mesma cerimónia, a bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Maria Augusta de Sousa, afirmou que, "se houver uma efetiva valorização do contributo dos cuidados de saúde para o combate à desigualdade e garantia da acessibilidade, há condições para que o Serviço Nacional de Saúde [SNS] possa responder cada vez mais e melhor às necessidades dos cidadãos".

Falando na sessão, o secretário de Estado Óscar Gaspar enalteceu o "papel ativo, empenhado e insubstituível" dos enfermeiros "no SNS e na saúde em geral".

Os presidentes da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e da Administração Regional de Saúde do Centro, Maria da Conceição Bento e João Pedro Pimentel, respetivamente, e o governador civil de Coimbra, Henrique Fernandes, foram os outros oradores na cerimónia."

 


MCS

Lusa/Fim

Sem comentários: