"A falta de enfermeiros nos centros de saúde é um problema que afecta todo o País e está a obrigar a cancelar cuidados à população. Os profissionais temem que o problema se agrave ainda mais devido à anulação dos concursos para o preenchimento de vagas, um erro do Ministério da Saúde que poderá levar ao desemprego 1500 enfermeiros quando os contratos terminarem em Junho.
Um exemplo que ilustra as consequências da falta de enfermeiros é o corte nos cuidados à população.
A enfermeira Ana Rita Cavaco, da Extensão das Mónicas do Centro de Saúde da Graça, dá o exemplo: "A anulação dos concursos prejudica o direito dos utentes a serviços essenciais prestados pelos enfermeiros, como vacinação, tratamentos, cuidados continuados, consultas de enfermagem de saúde infantil, saúde da mulher e sexual e reprodutiva (saúde materna e planeamento familiar), de acompanhamento de doenças cardiovasculares e diabetes." Naquela unidade foram canceladas as consultas de enfermagem aos diabéticos e aos cardíacos.
A ministra da Saúde, Ana Jorge, reconheceu que um erro motivou a anulação dos concursos, mas que haverá uma solução em breve. "Foi dada para a saúde quatro mil vagas e a anulação dos concursos ocorreu porque houve algumas imperfeições, mas haverá uma solução." "
Fonte: C.M.
Mais uma vez sra. Ministra a população é prejudicada por erros do seu Ministério.
"Algumas imperfeições"!!!... são quatro mil vagas e logo todos os concursos, é no mínimo estranho.
J.V.
Sem comentários:
Enviar um comentário