A Direcção Regional de Leiria do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses entregou ontem no Governo Civil um "dossiê de descontentamento" quanto às propostas apresentadas pelo Ministério da Saúde sobre a carreira dos profissionais de saúde.
"Vimos entregar um dossiê de descontentamento sentido pelos enfermeiros", depois do "volt-face da ministra sobre uma proposta antes apresentada"", explicou aos jornalistas Dina Mendonça, depois de entregar a documentação no Governo Civil de Leiria.
A coordenadora da Direcção Regional de Leiria do Sindicato dos Enfermeiros garante que os profissionais de saúde "sentem-se traídos" pela tutela. Em causa, encontra-se a Proposta de Projecto de Diploma sobre Grelhas Salariais, Transições e Rácios para a categoria de Enfermeiro Principal, que "o Ministério da Saúde apresentou em reunião decorrida no passado dia 8 de Janeiro".
Os enfermeiros consideram "inqualificável que o Ministério da Saúde, no decurso de um processo negocial, apresente agora uma proposta mais recuada relativamente à que já tinha entregue a 7 de Setembro, quando inclusivamente, a 26 de Novembro, a senhora ministra admitiu que esta continha injustiças que tinham que ser ultrapassadas".
"Demonstrando uma verdadeira falta de respeito pelo processo negocial, pelos enfermeiros e pela profissão de enfermagem, a ministra da Saúde apresenta agora uma proposta pior", esclarece o sindicato, adiantando que a tutela pretende, com esta proposta, "diminuir o valor de ingresso da profissão, dos actuais 1.020 para 995 euros, durante os próximos quatro anos".
"Continuam a querer impor a regra geral de transição para a futura carreira, ou seja, a regra de não haver revalorização salarial", afirma o sindicato.
Depois de entregue o dossiê ao Governo Civil, o sindicato irá solicitar uma audiência junto do governador civil, ponderando ainda uma "concentração de enfermeiros" junto àquela entidade.
Para hoje, está prevista uma nova reunião entre os enfermeiros e a tutela, estando já agendada uma greve para os próximos dias 27, 28 e 29.
Dina Mendonça mantém "esperança" no resultado das negociações, esperando que se possa "chegar a um consenso", ou pelo menos, "a uma aproximação àquilo que tinham assumido em Novembro".
Fonte: Diário de Leiria
J.V.
Sem comentários:
Enviar um comentário